E aí, você prefere uma prancha de kitesurf bidirecional ou direcional? Waveboard? Hydrofoil? Race? Skimboards? Speed? Se você não entendeu nada ou muito pouco, está no lugar certo! Dentro do equipamento completo de kitesurf, a pipa (ou kite) tende a ser o centro das atenções, mas a prancha também é um equipamento fundamental para a prática do esporte.
Nesse post traremos o máximo de informações sobre os formatos, desempenho e aerodinâmica dos diversos modelos de pranchas de kitesurf disponíveis no mercado e recomendamos altamente que, sempre que tiver a oportunidade de experimentar um novo modelo, aproveite! Assim você vai adquirindo mais repertório para escolher a modalidade de kitesurf que mais combina com você .
São tantos modelos, marcas e tamanhos de pranchas de kitesurf, que somente através da prática recorrente , conversas com outros kitesurfistas e muita pesquisa você poderá formar suas próprias ideias de como elas se comportam e quais são suas principais diferenças dentro das modalidades de kitesurf que você escolher para praticar.
Em geral o tamanho da sua prancha de kitesurf será definido pelo nível e objetivo do velejo. Além disso, assim como o tamanho da pipa, o tamanho da prancha também pode estar relacionado com altura e peso do kitesurfista.
As pranchas de kitesurf maiores tem maior superfície de contato com a água e frequentemente tem maior flutuabilidade. Assim, depois que você chega num estágio em que já consiga subir na prancha durante a prática de kitesurf – além de saber andar para os dois lados – o ideal será encontrar uma prancha com tamanho que equilibre a flutuabilidade, a superfície de contato e a manobrabilidade.
Em resumo, a escolha do tamanho da prancha de kitesurf não tem uma regra específica. Em geral, tamanhos menores são melhores para manobras, tamanhos maiores são melhores para freeride e iniciantes.
O “mundo ideal” será encontrar uma que você se adapte bem a manusear na água e ao mesmo tempo que seja confortável, segura e eficiente .
Por isso, recomendamos muito que, além de praticar bastante, ao decidir comprar sua prancha de kitesurf, você converse com o vendedor e com seu instrutor para definir o melhor tamanho.
Via de regra, um vejelador iniciante de 1,70cm de altura e 80kg+ vai querer uma prancha com pelo menos 140cm; Kitesurfistas mais leves ou mulheres mais leves podem querer uma prancha de 136cm para ficar com boa base.
A prancha de kitesurf é o segundo equipamento mais caro – já falamos sobre isso no post sobre preço do kitesurf. Existem diversas modalidades na prática do esporte e, para cada uma delas, há um diferente tipo de prancha: tem kitesurfistas que preferem água flat para praticar manobras, outros preferem melhora de performance e velocidade; temos ainda os adeptos do kitewave (praticantes do surf), que geralmente preferem picos com ondas.
Quando falamos sobre o básico dos equipamentos de kitesurf, os tipos de pranchas de kitesurf podem variar entre:
Não tem frente, ambos os lados são iguais, também chamada de “ponta dupla”. São as pranchas mais usadas para kitesurf freeride (velejo simples) e freestyle.
Elas são fáceis de manobrar, fáceis de “levantar”, e você pode andar nos dois sentidos sem virar a prancha durante o velejo, ou seja, basta mudar a “base” – ou seja, a postura do corpo – que você já flutua para o lado oposto.
As pranchas bidirecionais de kitesurf são ótimas para saltos e, em geral, têm quilhas menores e adequadas para águas rasas.
Dentro do tipo bidirecional de pranchas de kitesurf encontramos também os subtipos wakeboard, uma prancha de pouca flutuabilidade – usada tanto no wakeboard quanto no kitesurf, na modalidade wake-style.
Também possui ponta dupla, porém com botas para fixar os pés. Essas pranchas não são ideais para iniciantes, sendo adequadas para práticas mais avançadas no estilo wake.
Parecidas com as pranchas de surfe (nose e rabeta), geralmente de quilha mais longa, podem ser usadas com ou sem alças, a depender da modalidade, e possui alguns subtipos:
Pode possuir ou não as alças para os pés. Esse tipo de prancha de kitesurf tem um melhor alcance de vento onde você pode velejar em ventos mais leves em comparação com uma prancha de ponta dupla.
De boa flutuabilidade , com esse modelo você pode praticar kitesurf em ventos mais leves, sendo excelente também para praticar downwind (travessias a favor do vento).
É uma prancha direcional com um hidrofólio (conjunto de mastro, fuselagem, asa e estabilizador) que se estende abaixo da prancha até a água. Este design permite que o velejo seja apenas com o foil submerso e também que o equipamento adquira várias velocidades durante a prática do kitesurf. Uma verdadeira sensação de “tapete voador”!
O modelo hydrofoil aumentou as possibilidades no mercado de esportes aquáticos (kitesurf, surf, wind, wake, etc), pois o foil permite a prática em condições mais adversas que os demais tipos, por não precisar de uma onda cheia de energia no caso do surf, ou de um motor super potente (wake) e permite a prática de kitesurf e windsurf com ventos mais leves.
Pranchas grandes, utilizadas com quilhas e alças, em geral são chamadas de “regateiras” , fabricadas para alta performance em regatas e corridas, utilizadas por kitesurfistas especificamente para essa modalidade.
Menos populares no mundo do kitesurf – geralmente utilizadas como wake skate, possibilitando manobras mais curtas e rápidas, além de flips – esse modelo de prancha direcional frequentemente é produzida de madeira ou epoxi resinado e utilizada sem alças.
São pranchas projetadas especificamente para se atingir alta velocidade (performance para modalidade top speed), sendo pouco comerciais no mundo do kitesurf.
Todas as pranchas de kitesurf, direcionais ou bidirecionais, podem ter características, especificações e tamanhos diferentes de acordo com a modalidade e objetivo de performance. Todas elas podem ser utilizadas com ou sem alças (exceto a wakeboard, que tem como característica as botas fixas).
O que conta para a decisão de qual prancha usar é o estilo do praticante de kitesurf. Todas as opções têm suas vantagens e desvantagens , mas as pranchas de kitesurf de ponta dupla (bidirecionais – simétricas e andam igual para ambos os dois lados) são as mais comuns e podem ser usadas em quase todas as modalidades de kitesurf, sendo ainda a prancha de entrada nesse esporte.
A verdade é que, basta encontrar a sua modalidade e a prancha de kitesurf perfeita para você e esperar o vento soprar! O importante, mesmo, é aprender e curtir o esporte de maneira segura!