Pensando em praticar Kitesurf em Barra Grande? É uma ótima ideia! Desde o ano de 2010 a praia de Barra Grande do Piauí, uma pequena vila charmosa – que pertence ao município de Cajueiro da Praia – conquista kitesurfistas do Brasil e do mundo. O município tem cerca de 13km de costa, sendo a praia de Barra Grande a mais extensa.
Ruas de areia, praias paradisíacas, vida rústica, gente simples e hospitaleira, a região está crescendo turisticamente a cada ano, então a dica é: visite o quanto antes e aproveite – sem esquecer de praticar o turismo consciente! – enquanto a vila ainda não foi desbravada.
O destino vem ganhando o coração de turistas que nem sempre visitam no intuito de praticar kitesurf em Barra Grande, mas, assim que se deparam com suas águas cheinhas de pipas coloridas, correm logo para entender um pouco mais sobre o esporte, sem deixar de aproveitar as demais atrações.
Um plus sobre a viagem para praticar kitesurf em Barra Grande: o único trânsito ali são das pipas de kite, pois os carros não passam pela faixa de areia, diferente de outras regiões de praia pelo litoral do Nordeste.
Águas planas na maré baixa e um pouco mais agitadas na maré alta, mas, ainda assim, com condições ideais para a prática de kitesurf em Barra Grande, excelente para iniciantes no esporte.
As águas mais calmas você encontrará em direção a Praia do Macapá, seguindo por 4km na direção do vento. Tenha apenas atenção em relação ao retorno para Barra Grande: trata-se de upwind (contra o vento) com o Rio Camurupim a ser atravessado.
Dica!
Aos praticantes iniciantes que conseguem fazer um downwind com tranquilidade mas ainda estão aprendendo a fazer o upwind (que tem um grau de dificuldade um pouco maior): busquem uma equipe de apoio por terra para o seu provável retorno de carro. É comum encontrar velejadores pouco experientes que não conseguem retornar ao ponto de partida e ficam um bom tempo esperando algum transporte surgir.
É importante que seja um carro com tração, pois a areia da região é bem fofa e quem se aventura com um veículo impróprio pode atolar facilmente – essa dica vale muito também para atletas já experientes que vão praticar kitesurf em Barra Grande e desejam fazer apenas um downwind mais longo.
Na maré alta, a 2km da costa e a favor do vento, forma-se uma grande lagoa de água salobra e, logo atrás do banco de areia, você encontrará águas planas, mesmo com ventos fortes. Caso não queira retornar num upwind, utilize os serviços locais de transporte com burros e carroças (donkey taxi) – é proibida a utilização de veículos motores aqui.
A baía rasa se dá por conta do vento lateral da direita, o que em geral deixa os praticantes de kitesurf em Barra Grande sempre muito próximos da praia.
A alta temporada de ventos, assim como na vizinha, Praia do Macapá, vai do final de julho até janeiro ou meados de fevereiro, sendo os ventos mais fortes entre outubro e novembro – geralmente entre 20 e 30 nós.
A prática de kitesurf em Barra Grande para os iniciantes é ideal no final da manhã, por volta das 11h, quando o vento lateral entra. Do meio para o final da tarde os ventos ficam mais fortes (podendo chegar a 35 nós), perfeita para os atletas mais experientes e é o momento que a praia fica mais lotada. Ou seja, a prática de kitesurf em Barra Grande é ideal para atletas de diversos níveis.
A alta temporada para os praticantes de kite ou para os turistas, geralmente ocorre nas férias de verão e de inverno (julho, dezembro e janeiro). Porém, vale ressaltar que em janeiro ou fevereiro você pode encontrar dias nublados e até mesmo com chuva.
Quer aproveitar melhor o vento? Evite o período de Março a Junho. Nessa época, em geral, o vento é afastado da praia por conta das chuvas, impossibilitando a prática de kitesurf em Barra Grande.
Um downwind mais curtinho para praticar kitesurf em Barra Grande seria até a Praia do Macapá ou até a Praia de Maramar (ambas no município de Luis Correia). Tenha atenção aqui pois no final do Maramar existem alguns arrecifes próximos a praia numa extensão de 3km, ou seja, você terá que se deslocar alguns metros mar adentro para desviar, caso queira seguir mais um pouco o seu downwind.
Embora o Macapá esteja a apenas 4 km de distância em linha reta (exatamente do lado oposto de Barra Grande), uma ida de carro leva em torno de 1 hora, pois a estrada passa contornando por dentro o delta do Rio Camurupim. Então se organize caso venha a precisar de um apoio para retorno a Barra Grande.
Um outro downwind bem famoso vai em direção a Atins(MA). Busque em alguma escola de kitesurf em Barra Grande uma equipe de apoio.
Caso você seja mais experiente, que tal um downwind até o Delta do Parnaíba, o terceiro maior delta fluvial do mundo ? Já os menos experientes podem ir de barco, com uma equipe, para um velejo no local, sem precisar realizar um downwind! 🙂
Aqui vão outras opções de downwind para prática de kitesurf em Barra Grande:
O kitesurf em Barra Grande se adequa a diferentes níveis e estilos, e existem alguns picos para prática na vila:
Como já comentamos sobre os tamanhos de pipa X velocidade do vento, vale sinalizar que para praticar o kitesurf em Barra Grande você pode contar com um kite entre os tamanhos 9 a 12.
Lembre-se também que o tamanho do kite está atrelado ao seu peso: quanto mais pesado o velejador, maior será o kite, mas com os tamanhos sugeridos você vai velejar bem na alta temporada.
Barra Grande vem sendo adotada como a queridinha dos kitesurfistas de todo o mundo todo, então por lá você encontrará praticantes nativos, turistas brasileiros e estrangeiros, que fazem um lindo colorido pelos céus.
Competições como o Sertões Kitesurf e uma etapa mundial de kitesurf já ocorreram em Barra Grande. Além disso, de lá saíram jovens esportistas como as gêmeas Brena e Bruna e os garotos Assis Pereira e Manoel Piçarrinha – lançados pela ONG Projeto Vivo, dos espanhóis João Bosco e Isabel Lupiañez – que foram pódio em campeonatos regionais e etapas nacionais de kitesurf.
E aqui segue o nome de algumas escolas, que além de aulas oferece aluguel do equipamento de kitesurf em Barra Grande:
Tive oportunidade de fazer aulas com Toim entre setembro e outubro de 2022. Ótima experiência. Ele é muito paciente e bem técnico. Além de ser nativo, tinha um excelente preço em relação às outras escolas.
Quem me recomendou essa escola foi o meu instrutor, João, do Macapá Kite School. Infelizmente não consegui agendar aula com eles, porque eles não tinham horário. Lembrando que é uma escola dos nativos de Barra Grande. Vale a pena tentar agendar!
Essa escola faz parte da ONG Projeto Vivo, mas também oferece cursos de kitesurf em Barra Grande, seja para iniciantes ou para quem já pratica e quer se aperfeiçoar.
O kitesurf em Barra Grande só não ganha no quesito melhor custo-benefício em relação ao Macapá, por conta da estrutura de escolas e da vila, mas ainda segue sendo mais barato do que outros lugares que visitei até agora (Atins/MA, Preá/CE e Florianópolis/SC), e tem um bom padrão de escolas.
Para quem está iniciando, em Barra Grande você encontra as excelentes condições geográficas (que já comentei acima) para aprender o esporte. Um excelente lugar que combina um menor grau dificuldade, por conta das águas calmas e dos ventos não tão fortes, com uma estrutura local bacana, com diversas opções para quando não estiver praticando o kitesurf em Barra Grande.
Em Barra Grande é possível fazer tudo a pé – não se assuste ao ver muitos cavalos e burricos andando pelas ruelas! – inclusive recomendo andar pela faixa de areia que margeia a praia e encontrar trechos de pura calmaria e tranquilidade, caso queira fugir das estruturas das barracas – mas se preferir estar nelas, também terá muita paisagem bonita para apreciar. Tudo muito rústico e charmoso! Alguns consideram BG (como é apelidada) como uma Jericoacoara (CE) alguns anos atrás.
Na alta temporada, durante a manhã você encontrará opções de café da manhã em padarias locais (na Sabor e Arte você encontra o bolo caseiro de milho bemmm gostoso!), ou uma deliciosa tapioca no 30 Nós Café.
Para o almoço, caminhe pelas ruelas e escolha alguma opção (bem local e por um precinho top recomendo Restaurante O Jailson e o Restaurante do Sarney). Se preferir almoçar pelas barracas de praia, em algumas delas você encontra pratos feitos a partir de R$ 20/R$ 25. Caso goste de almoçar caranguejo, assim como eu, recomendo o Restaurante Bahamas, que também tem uma caipivodca de caju SEN-SA-CIO-NAL.
A tarde, por conta do calor (o sol do Piauí é um sol particular!!!), as ruas ficam super vazias, voltando a ter movimento mais para o final da tarde. Para refrescar, recomendo o Açaí Begê, que também conta com muitos picolés de variadas frutas.
Já a noite você encontra muitas opções gastronômicas (também para todos os bolsos): um delicioso Yakisoba preparado na hora pela Fernanda, no Buxinchei ; uma cervejinha geladíssima e petiscos com um preço excelente no BigBroka; empanadas argentinas e alfajores artesanais na Cocinharte (vá com fome para comer várias hahahaha). Em resumo: seja para turistar ou para praticar kitesurf em Barra Grande, você vai encontrar muita opção do que comer!
Saboreie muitos pratos típicos nordestinos, como o baião de dois e carne do sol, acompanhados de uma cervejinha ou de cajuína (peça um copo bem cheio de gelo! 🤤), bebida feita de caju e considerada Patrimônio Cultural do Piauí.
Outras opções muito bem recomendadas são: a Villa dos Poetas (para comer na praia), o Manga Rosa (comida caseira estilo brasileiro) e o Bandoleiros The Hut (especializados em grelhados e massas).
Aos finais de semana em alguns bares e restaurantes você terá um som ao vivo, provavelmente com uma pequena taxa de couvert.
Dica: dê sempre uma “Googleada” para chegar os horários de funcionamento dos lugares!Diferente da vizinha, Praia do Macapá, em BG você encontra farmácias, agências de turismo como a Rota Combo, lojinhas de souvenires produzidos por locais…
Para hospedagem em Barra Grande você encontra diversas opções de pousadas ou bangalôs para alugar em plataformas como Airbnb e Booking, de diferentes padrões e preços. Com certeza você encontrará alguma opção que cabe no bolso.
Aqui vão algumas opções:
Mais luxuosas seriam Pousada Chic, La Cozinha Bungalow e Pousada BGK (que além de escola de kitesurf em Barra Grande também tem pousada, inclusive com alojamentos vista-mar);
Com um valor mediano: Pousada Barra del Mundo e Mero Hotel Boutique
Com excelente custo benefício, se você for de galera, recomendamos a Casa de Sal Chalés, bem confortável e com piscina, do mesmo host que fiquei no Macapá. Um pouco mais distante do centro – mas ainda com acesso tranquilo a pé – tem o Chalé Coco Caju. Muito charmoso e no melhor estilo rústico de Barra Grande.
Algumas outras opções para economizar: Pousada Nossa Casa e Raízes Eco Hostel.
Lembrando que o valor da hospedagem também interfere no preço final da sua kitetrip e Barra Grande – depois da Praia do Macapá – foi, disparado, o lugar mais barato que encontrei nesse quesito (em comparação com os outros que visitei para praticar o kite).
Ou seja, para quem está começando no esporte e quer fazer um investimento menor inicialmente, até ter certeza de que vai entrar de cabeça nesse lifestyle, o kitesurf em Barra Grande é uma excelente escolha, com mais estrutura para o dia a dia.
Sol, mar, piscinas naturais e muito sossego. Mesmo que você visite apenas para praticar kitesurf em Barra Grande, saiba que a região tem um enorme potencial para os amantes do ecoturismo.
Se puder dar uma fugidinha por um dia da prática do kitesurf em Barra Grande, sugiro um passeio de barco até o terceiro maior delta fluvial do mundo, o Delta do Parnaíba. Fiz esse passeio com a Rota Combo e foi excelente.
Fui de ônibus até Luis Correia e marquei um ponto de encontro com a Rota Combo. Com um transfer, eles nos levaram até o porto de Tatus, onde você pega um barco para iniciar a aventura. Na selva de mangue você pode admirar inúmeros animais como caranguejos, iguanas, macacos, jacarés e capivaras.
O destaque do passeio é um espetáculo natural que acontece todos os dias: a revoada dos guarás. Quando o sol começa a se pôr, os guarás se reúnem em uma pequena ilha, para passar a noite, livre de predadores. Em cerca de 30 minutos as copas das árvores, antes verdes, ficam num tom de vermelho vivo.
Quando os últimos raios de sol desaparecem, cada centímetro da árvore é ocupado pelos atraentes pássaros vermelhos. Parece uma imagem criada por computador, mas está ali, real, na sua frente.
No retorno, fique atento ao leito do Delta, vários olhos refletem a luz da lanterna, com os numerosos jacarés que se tornam ativos ao anoitecer.
Outras opções para conhecer e fazer num dia de fuga do kitesurf em Barra Grande:
Faça também o passeio do Fraldão e do Cavalo Marinho. O passeio começa de barco pelo delta do Rio São Miguel e ali você já conhecem como vivem os cavalos marinhos na área dos manguezais de Barra Grande. Depois chega o momento do fraldão (um colete salva-vidas que se veste como se fosse uma fralda para permitir uma flutuação sem esforço). Aqui você vai curtir a natureza local, com caranguejos, fauna e flora pelo caminho. É um excelente passeio de turismo de base comunitária, feito pelos pescadores locais.
Visite também a praia da Barrinha, localizada em um vilarejo de mais ou menos 400 moradores, o local costuma ficar deserto e é ideal para caminhar e descansar (leve alguns lanchinhos e bebidas).
Siga até o município de Cajueiro da Praia, onde você pode conhecer a Praia de Morro Branco (de areia clara e dunas), o Cajueiro Rei (cerca de 8800 m² de um único pé de caju) e a Trilha do Barbaço (apenas durante a maré baixa, excelente para conhecer os sítios arqueológicos da região).
E não esqueça de relaxar vendo o lindo por do sol de Barra Grande! É um lindo espetáculo da natureza.
Agora que você já tem as informações sobre o kitesurf em Barra Grande e sobre a região, pode estar se perguntando a melhor maneira de chegar, né?
A cidade mais próxima que tem aeroporto é Parnaíba(PI) – 70km de BG – mas, por ser um aeroporto menor, tem menos opções de vôos, o que acaba sendo um pouco mais caro.
Os aeroportos grandes mais próximos seriam os de:
Caso prefira autonomia para passear pela região, alugue um carro no aeroporto, porém, lembre-se: em Barra Grande você consegue fazer tudo a pé e também organizar passeios com agências de turismo. As hospedagens geralmente também oferecem opções de tours.
A forma low-cost de deslocamento entre Parnaíba e Barra Grande é de ônibus com a Expresso Guanabara .
Não se frustre com as horas de deslocamento! Provavelmente, se você fizer um orçamento de viagem contando com hospedagem, custo do dia a dia local e o curso de kite, verá que praticar kitesurf em Barra Grande é um bom custo-benefício de kitetrip!
Marés:
Vento:
Opções de cursos de kitesurf em Barra Grande:
Para iniciantes:
Kitepoints:
Estrutura local:
Acomodação:
Vida Noturna:
Além do kitesurf em Barra Grande:
Como chegar:
Custo benefício:
Pesquise bastante, aproveite as dicas e bom velejo!